ao longo de dois anos, o Santuário do Bom Jesus vai ser alvo de obras de restauro. as intervenções poderão contribuir para que o espaço obtenha uma distinção mundial
ao longo de dois anos, o Santuário do Bom Jesus vai ser alvo de obras de restauro. as intervenções poderão contribuir para que o espaço obtenha uma distinção mundialUma série de novas obras de restauro inicia este mês no Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido como Santuário do Bom Jesus de Braga. Os trabalhos deverão prolongar-se por dois anos. as obras contemplam o restauro e conservação do interior da basílica e do escadório poente, que inclui seis capelas e dois coretos.
a intervenção abarca ainda a poda, limpeza e replantação de árvores ao longo do escadório, assim como a criação de um centro de acolhimento e de memória, onde será dada a conhecer a memória do espaço àqueles que o visitam. Todos estes trabalhos não deverão impedir a visita ao local de culto, conforme indicou Varico Pereira, mesário da confraria do Bom Jesus do Monte, numa conferência de imprensa realizada na última terça-feira, 4 de julho.
as intervenções deverão contribuir para promover o local de culto como uma referência turística internacional, aumentar o número de visitantes e potenciar a candidatura a Património Mundial da Humanidade. a requalificação é um contributo enorme para melhorar a candidatura [do Bom Jesus a Património Mundial], que neste momento está na lista indicativa, realçou Varico Pereira, citado pelos serviços de comunicação arquidiocesanos.
O mesário detém ainda a expetativa de ver o espaço classificado como Monumento Nacional até ao final deste ano, uma vez que o procedimento já foi aberto pela direção-geral do Património Cultural. Para Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, as obras vão contribuir para que turistas ou devotos possam usufruir do espaço de uma melhor forma.
O projeto de requalificação, denominado Requalificar II, será financiado em cerca de 2,2 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o que corresponde a 85 por cento do investimento, e em cerca de 326 mil euros pela Confraria do Bom Jesus do Monte.