Iniciativa da aMI visa tornar melhor a vida de largas centenas de pessoas que sofrem com a falta de alimentos, devido à quebra da produção agrí­cola numa região onde os solos são pobres
Iniciativa da aMI visa tornar melhor a vida de largas centenas de pessoas que sofrem com a falta de alimentos, devido à quebra da produção agrí­cola numa região onde os solos são pobresMembros da assistência Médica Internacional (aMI) iniciam neste mês de julho o Projeto de Luta Contra a Insegurança alimentar (PLCIa), em Bambey, no Senegal. O programa estará vigente até julho de 2019, comportando um custo de 30 mil euros. ao longo de dois anos, vai procurar proceder-se à melhoria da produtividade das explorações familiares, à implementação de práticas agro-ecológicas (biodigestores e fertilizantes orgânicos) e à valorização da produção local de 18 aldeias de três comunidades da região.

Os beneficiários diretos serão cerca de 800 pessoas de 100 explorações familiares agrícolas. Entre os beneficiários indiretos estão as mulheres transformadoras de cereais, os artesãos e obreiros que intervêm na construção dos biodigestores e a população das comunidades de Ngoye, Ndondol e Ndangalma.

a população beneficiada vive numa zona onde os solos são pobres e onde se assiste a um declínio da produção de agrícola e da segurança alimentar, o que está a levar a um aumento da migração de jovens e mulheres. as famílias vivem, maioritariamente, em situação de insegurança alimentar. a produção não cobre as necessidades alimentares, os rendimentos baixaram e as necessidades de saúde e educação das crianças não são totalmente cobertas, informa a aMI.