Tirar os desfavorecidos da marginalização é a via para um mundo desenvolvido, diz o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres
Tirar os desfavorecidos da marginalização é a via para um mundo desenvolvido, diz o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial dos PobresPara tornar o mundo num lugar melhor, é necessário olhar para os pobres, diz o Papa Francisco. Se desejamos dar o nosso contributo eficaz para a mudança da história, gerando verdadeiro desenvolvimento, é necessário escutar o grito dos pobres e comprometermo-nos a erguê-los do seu estado de marginalização, refere o Santo Padre numa mensagem para o primeiro Dia Mundial dos Pobres, que será assinalado no próximo dia 19 de novembro.
Escreve Francisco que a pobreza tem muitas faces. Esta interpela-nos todos os dias com os seus inúmeros rostos vincados pelo sofrimento, a marginalização, a opressão, a violência, as torturas e a prisão, pela guerra, a privação da liberdade e da dignidade, pela ignorância e o analfabetismo, pela emergência sanitária e a falta de trabalho, pelo tráfico de pessoas e a escravidão, pelo amílcar e a miséria, pela migração forçada. a pobreza tem o rosto de mulheres, homens e crianças explorados para vis interesses, espezinhados pelas lógicas perversas do poder e do dinheiro.como é impiedoso e nunca completo o elenco que se é constrangido a elaborar à vista da pobreza, fruto da injustiça social, da miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada!
Para acabar com o cenário de desigualdade no mundo, o Papa pede ação. Infelizmente, nos nossos dias, enquanto sobressai cada vez mais a riqueza descarada que se acumula nas mãos de poucos privilegiados, frequentemente acompanhada pela ilegalidade e a exploração ofensiva da dignidade humana, causa escândalo a extensão da pobreza a grandes setores da sociedade no mundo inteiro. Perante este cenário, não se pode permanecer inerte e, menos ainda, resignado.
O voluntariado pontual não é uma via para a resolução do problema da pobreza, mostra o Papa. Não pensemos nos pobres apenas como destinatários duma boa obra de voluntariado, que se pratica uma vez por semana, ou, menos ainda, de gestos improvisados de boa vontade para pôr a consciência em paz. Estas experiências, embora válidas e úteis a fim de sensibilizar para as necessidades de tantos irmãos e para as injustiças que frequentemente são a sua causa, deveriam abrir a um verdadeiro encontro com os pobres e dar lugar a uma partilha que se torne estilo de vida.
Diz Francisco que o Dia dos Pobres será uma ocasião para motivar os cristãos a resistir à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Mas o convite para assinalar a data é destinado a todos, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão, demonstra.
ao longo da semana que vai preceder o Dia Mundial dos Pobres, o Papa gostaria que os cristãos se empenhassem na criação de muitos momentos de () ajuda concreta. Francisco sugere aos crentes que convidem os pobres e os voluntários a participar na Eucaristia desse domingo e que se aproximem dos pobres da região onde vivem, que procuram proteção e ajuda.
além disso, o Santo Padre recomenda a recitação do Pai Nosso, a oração dos pobres. O pedido do pão exprime o abandono a Deus nas necessidades primárias da nossa vida. Tudo o que Jesus nos ensinou com esta oração exprime e recolhe o grito de quem sofre pela precariedade da existência e a falta do necessário. () O Pai Nosso é uma oração que se exprime no plural: o pão que se pede é nosso, e isto implica partilha, comparticipação e responsabilidade comum. Nesta oração, todos reconhecemos a exigência de superar qualquer forma de egoísmo, para termos acesso à alegria do acolhimento recíproco.com o nome Não amemos com palavras, mas com obras, a mensagem do Papa para o primeiro Dia Mundial dos Pobres foi divulgada pelo Vaticano esta terça-feira, 13 de junho.