No dia da solenidade da Santíssima Trindade, Inácio Saure, missionário da Consolata moçambicano, tomou posse como novo arcebispo da arquidiocese de Nampula
No dia da solenidade da Santíssima Trindade, Inácio Saure, missionário da Consolata moçambicano, tomou posse como novo arcebispo da arquidiocese de Nampula Durante a Missa, celebrada domingo, 11 de junho, fora da catedral para poder acolher o grande número de católicos que acorreram à celebração, Inácio Saure fez a Profissão de Fé e prestou juramento de fidelidade no desempenho do serviço episcopal.

Estiveram presentes na celebração o Núncio apostólico em Moçambique, Edgar Pena, e quase todos os bispos da Conferência Episcopal de Moçambique. Concelebraram cerca de 100 sacerdotes entre o clero diocesano e religiosos, com uma forte presença de missionários e missionárias de diversas congregações. Inácio Saure é missionário da Consolata, natural de Balama, no norte de Moçambique. Foi ordenado sacerdote em 1998. Os primeiros anos de ministério sacerdotal e serviço missionário foram vividos na República Democrática do Congo. Em 2008 regressou a Moçambique e dedicou-se à formação no Seminário da Consolata, em Maputo. Em 2011 foi escolhido e consagrado bispo. Serviu a diocese de Tete até à sua nomeação para Nampula. a arquidiocese de Nampula é, juntamente com Maputo e Beira, uma das três arquidioceses de Moçambique. Criada em 1940, é a primeira diocese no mundo a ter Nossa Senhora de Fátima como padroeira. Conta com quase 500 mil católicos, num vasto território, onde existem 45 paróquias-missões.