Organização nacional foi premiada pela ajuda concedida aos que fogem da guerra e das más condições de vida
Organização nacional foi premiada pela ajuda concedida aos que fogem da guerra e das más condições de vida a Plataforma de apoio aos Refugiados (PaR) foi distinguida com o Prémio do Cidadão Europeu 2017 devido ao apoio prestado aos refugiados num ambiente de crise vivido na União Europeia (UE), justifica o Parlamento Europeu, que atribui o galardão anualmente, desde 2008.

Os eurodeputados portugueses Carlos Coelho, Marisa Matias e Sofia Ribeiro fomentaram a atribuição deste prémio à PaR, por consideraram que a organização nacional foi capaz de dar uma rápida resposta ao desafio de solidariedade lançado pelas instituições da UE na gestão da crise humanitária.

Lançada em 2015, a plataforma reúne 210 organizações, autoridades e famílias que desejam apoiar o acolhimento e integração de refugiados em Portugal, e ajudar estas pessoas nos seus países de origem.

Entre outras entidades, fazem parte da PaR a Cáritas Portuguesa, Conselho Português dos Refugiados, Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, Comissão Nacional Justiça e Paz, Fundação ajuda à Igreja que Sofre, Instituto Padre antónio Vieira, Obra Católica Portuguesa das Migrações, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Rádio Renascença. a distinção atribuída à PaR foi conhecida na última quinta-feira, 8 de junho.