Cáritas de Leiria procura pessoas dispostas a financiar férias a crianças e adolescentes de famílias pobres
Cáritas de Leiria procura pessoas dispostas a financiar férias a crianças e adolescentes de famílias pobresPessoas e empresas são desafiadas a financiar férias a crianças desfavorecidas que desejem participar na colónia balnear da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, na Praia do Pedrógão. O preço médio da estadia de cada criança ronda os 140 euros. Contudo, pede-se às famílias uma comparticipação entre os 35 e os 80 euros, consoante o escalão do abono de família, valor que ainda assim algumas famílias não conseguem pagar.
É a pensar nestes casos que está em andamento a campanha apadrinhe umas férias felizes. Pessoas ou empresas podem oferecer 30 euros para o custo mínimo, ficando os restantes cinco euros à responsabilidade da família, como forma de responsabilização, explica a organização. É igualmente possível fazer um donativo de um valor inferior ou superior aos 30 euros, sendo que a Cáritas emitirá o respetivo recibo para efeitos fiscais.
Em 2016, 27 pessoas e duas empresas participaram na campanha, financiando as férias a 115 crianças e adolescentes carenciados. as colónias balneares da Cáritas são possíveis graças ao trabalho voluntário de cerca de 50 jovens. Todos os anos, cerca de 240 crianças e 50 adolescentes participam na iniciativa.