a preocupante quantidade de plásticos que flutuam nos mares motivou cidadãos a assinar petição pelo fim do uso excessivo destes produtos
a preocupante quantidade de plásticos que flutuam nos mares motivou cidadãos a assinar petição pelo fim do uso excessivo destes produtosPneus de automóveis, garrafas, sacos de plástico, redes de pesca, aplicadores de tampões e preservativos são alguns exemplos dos resíduos mais comuns que flutuam nos oceanos. Segundo os responsáveis da associação espanhola “ambiente Europeu”, ao longo dos últimos 40 anos, os plásticos nos oceanos aumentaram mais de 100 vezes, o que prejudica mais de 600 espécies de fauna marinha, como baleias, tartarugas, e ainda as aves.
Os membros da organização de Espanha estimam que sejam 100. 000 os mamíferos marinhos a morrer anualmente devido ao lixo. O problema fez com que esta semana chegasse até à agência das Nações Unidas dedicada ao meio ambiente uma petição com mais de 1 milhão de assinaturas a pedir o fim do descarte de plástico após uma única utilização. O objetivo é acabar com essa prática nos próximos cinco anos.
Mais de 20 países apoiam a petição, que pede a governos, indústrias e cidadãos para acabar com o uso excessivo e o desperdício de plástico e eliminação dos microplásticos dos cosméticos. Erik Solheim, diretor da ONU Meio ambiente, agradece às pessoas que assinaram a petição e garante que vai trabalhar para que mais países apoiem a campanha. O responsável alerta para o facto de oito milhões de toneladas de plástico irem todos os anos parar aos oceanos, ameaçando a vida marinha.