Depois da sua visita à Cova da Iria, o Papa Francisco enviou uma carta ao bispo da diocese de Leiria-Fátima onde encoraja a região a continuar a ajudar a «humanidade inteira»
Depois da sua visita à Cova da Iria, o Papa Francisco enviou uma carta ao bispo da diocese de Leiria-Fátima onde encoraja a região a continuar a ajudar a «humanidade inteira»Numa carta dirigida a antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, o Papa Francisco manifesta as suas emoções após a sua visita à Cova da Iria, por ocasião do Centenário das aparições. Encorajo essa amada diocese a prosseguir no anúncio e serviço dos desígnios de misericórdia que a Santíssima Trindade nutre pela humanidade inteira, estimula o Santo Padre.

Na missiva, Francisco mostra-se feliz por ter canonizado São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto. Muita alegria me deu o facto de poder propô-los a veneração da Igreja inteira!, indica. O Papa enaltece ainda a fé vivida na Cova da Iria. Fátima oferece a todos um coração grande de Mãe e convida o coração de cada um – filho ou filha que seja – a parecer-se um pouco mais com o d”Ela.

O Sumo Pontífice refere que a viagem a Fátima permitiu que ficasse envolvido pelo carinho e entusiasmo da fé daquela multidão incontável de peregrinos, e agradece a todos quantos o receberam. Desejo exprimir a si [antónio Marte] e aos seus colaboradores de sempre e para esta especial ocasião, nomeadamente ao padre Carlos Cabecinhas, a minha profunda gratidão pelo acolhimento fraterno e a hospitalidade fidalga que me reservaram, a mim e aos meus colaboradores, frutificando em solertes atenções e obras que lhes vinham do coração e chegavam ao coração. Bem hajam!
O Santo Padre afirma que pôde observar na terra, através de antónio Marto e da legião de “anjos” que o representavam, corações parecidos com os de Nossa Senhora de Fátima, de São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto. Louvo a Virgem Mãe pelo bom trabalho que Ela tem feito naqueles que assim a amam e servem; e estou grato ao meu venerado irmão pelo seu efusivo testemunho de alegria e amor a Nossa Senhora de Fátima!

Francisco termina a missiva pedindo que rezem por ele. Invoco, pela intercessão da Virgem Maria e dos santos pastorinhos, a abundância dos dons e consolações do céu sobre o pastor e todos aqueles que lhe estão confiados. Renovando a todos o pedido de não se esquecerem de rezar por mim, de bom grado lhes concedo a bênção apostólica.