Crise que afeta o setor não tem origem em «desequilí­brios químicos», mas sim em «desequilí­brios de poder», afirma relator das Nações Unidas
Crise que afeta o setor não tem origem em «desequilí­brios químicos», mas sim em «desequilí­brios de poder», afirma relator das Nações UnidasO mundo precisa de uma revolução no sistema de cuidados de saúde mental, defende Danius Pûras, relator especial das Nações Unidas sobre o direito à saúde. Num relatório apresentado ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra (Suíça), esta quarta-feira, 7 de junho, o responsável pede aos Estados-membros e psiquiatras que procedam com coragem para reformar um sistema em crise construído sob medidas ultrapassadas.
De acordo com Danius Pûras, essa reforma é necessária para pôr fim a décadas de negligência, abuso e violência. a saúde mental é grosseiramente negligenciada pelos sistemas de saúde no mundo inteiro, enfatiza o especialista. O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) quer que os países deixem de recorrer a práticas e conhecimentos tradicionais e que pratiquem uma abordagem baseada nos direitos das pessoas.
Para o profissional, a atual situação no setor é inaceitável. São necessários compromisso políticos ousados, medidas de resposta urgentes e ações imediatas, afirma, citado pela Rádio ONU. Danius Pûras acredita que a crise de políticas e serviços de saúde mental, não se trata de uma crise de desequilíbrios químicos, mas de desequilíbrios de poder.