a Peregrinação das Pessoas com Deficiência a Fátima visa contribuir para que esta população consiga «mudar a imagem negativa que tem de si mesma»
a Peregrinação das Pessoas com Deficiência a Fátima visa contribuir para que esta população consiga «mudar a imagem negativa que tem de si mesma»O repicar dos sinos no Santuário de Fátima, uma peregrinação a pé e a Festa da luz e da alegria, com coros, música, testemunhos e encenações, realizadas por membros de dioceses, movimentos e instituições, fazem parte da Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência, Famílias e Instituições à Cova da Iria.

a jornada vai realizar-se de 16 a 18 de junho, sob o tema Caminhar na luz e na alegria – Ser Igreja para todos. a iniciativa contempla palestras e sessões interativas, onde serão abordados assuntos como a Fraternidade cristã de doentes crónicos e deficientes físicos, por oradores como ângela Coelho, médica e religiosa da congregação da aliança de Santa Maria.

as missas do encontro serão presididas por José Traquina, bispo-auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e por Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga. a jornada é organizada pelos membros da Conferência Episcopal Portuguesa e do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, que explicam que a peregrinação nacional resulta da preocupação da Igreja portuguesa com a invisibilidade das pessoas com deficiência.

a peregrinação, como caminho conjunto de conversão e comunhão, constrói-se e reconstrói-se ouvindo o outro, acolhendo-o, promovendo o encontro que a todos nos transforma individualmente e em comunidade. a pessoa com deficiência pode reconhecer o seu próprio valor e a sua beleza; ter confiança em si própria e nas suas capacidades de crescer e fazer coisas bonitas e boas e mudar a imagem negativa que tem de si mesma, referem os organizadores.

além disso, a peregrinação jubilar é uma ocasião para ir ao encontro das pessoas com deficiência e suas famílias, identificando, ouvindo, dando-lhes voz e acolhendo-as, integradas nas dioceses, comunidades paroquiais, movimentos e instituições. as inscrições decorrem online na página oficial do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.