Rede alimentar fez com que muitos alimentos não fossem desperdiçados em Lisboa e chegassem até à população desfavorecida
Rede alimentar fez com que muitos alimentos não fossem desperdiçados em Lisboa e chegassem até à população desfavorecidaO programa contra o desperdício alimentar em Lisboa evitou que cinco milhões de refeições por ano fossem para o lixo, alimentando cerca de 6. 500 famílias, revelou João GonçAlves Pereira, Comissário Municipal de Combate ao Desperdício alimentar, durante uma conferência de imprensa, no início desta semana.

No final do mês, o responsável termina a sua missão de agrupar as entidades que combatem o desperdício em Lisboa. Terminámos aqui um trabalho que iniciámos em maio de 2014 e um trabalho esse que permite, com as nossas instituições na cidade de Lisboa, resgatar qualquer coisa como cinco milhões de refeições que, se não tivessem sido recuperadas, tinham como destino o lixo, disse comissário, citado pela agência Lusa.
O relatório de atividades que dá conta destes dados é o último do comissariado, que será extinto, mas que ainda vai dinamizar, a 26 de junho, em Lisboa, a conferência internacional Local Food Security and Nutrition Strategies sobre o combate ao desperdício, em parceria com a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO).

Para João afonso, vereador dos direitos sociais, a rede alimentar continua a fazer sentido porque a melhoria económica não significa que a situação em Lisboa e em todo o país esteja solucionada. a luta contra ao desperdício integra a agenda do governo e Nuno Manana, da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício alimentar, deu conta que esta comissão tem realizado um diagnóstico da situação de desperdício em todo o país e deverá apresentar um plano nacional de combate ao problema até ao verão.