Fotografias de Pedro Barros são ilustradas com textos de um refugiado sírio que está a viver em Portugal
Fotografias de Pedro Barros são ilustradas com textos de um refugiado sírio que está a viver em PortugalO fotógrafo Pedro Barros viajou pela Síria em 2007, captando diversos momentos com a sua objetiva, que podem ser conhecidos na exposição Síria, revista e aumentada. a mostra é inaugurada este sábado, 3 de junho, pelas 12h00, no átrio das capelas da paróquia de São Tomás de aquino, em Lisboa. a sessão contempla uma mesa redonda, que contará com as intervenções do autor, da investigadora Clara Caldeira e da curadora Inês Espada Vieira.

Inaugurada em 2010, a mostra já passou por várias regiões portuguesas, e retoma agora com mais fotografias, selecionadas pelo refugiado sírio Mohammad al alloush, que se encontra a residir em Lisboa desde o início de maio. a mostra conta também com textos de Álvaro Figueiredo, que são revisitados pelo deslocado sírio.

além de aumentar a mostra original, a nova exposição foi criada para ajudar a contar uma espécie de segundo capítulo, dez anos depois da viagem, através de um autêntico diálogo intercultural, explicam os responsáveis pelo trabalho, em comunicado.

Numa história coletiva em que a resiliência e a adaptabilidade são características do povo, “Síria, revista e aumentada” é também uma homenagem à resiliência e à luta de um indivíduo que, como tantos outros, teve de escolher deixar a pátria, para poder continuar a tê-la. a exposição pode ser vista até ao próximo dia 31 de julho, com entrada livre, entre as 09h00 e as 19h00.