Uma Missa cantada, uma conferência, vários concertos e sete mini recitais compõem uma nova edição do Ciclo de órgão de Santarém
Uma Missa cantada, uma conferência, vários concertos e sete mini recitais compõem uma nova edição do Ciclo de órgão de SantarémOrganistas e coros portugueses vão dar mais de uma dezena de concertos, ao longo de dois meses, em Santarém, no âmbito do terceiro ciclo de órgão da cidade, que inicia este sábado, 3 de junho. a edição vai incidir sobre a relação entre o canto gregoriano e o órgão em Portugal, informam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Santarém.

O certame será uma ocasião para divulgar o repertório de canto gregoriano, para promover a composição e execução de novas composições que evolvam canto gregoriano e órgão e ainda para dar a conhecer e divulgar o património organológico da cidade. Dirigido por David Paccetti Correia, o ciclo servirá ainda para homenagear Maria Helena Pires de Matos (1938-2011), personalidade de reconhecido prestígio no estudo, prática e divulgação do canto gregoriano.

O ciclo de órgão prolonga-se até 30 de julho, dia da estreia da obra antífonas Marianas, de João Vaz. ao longo do certame decorrerá também uma conferência, uma Missa cantada e sete mini recitais em igual número de igrejas com órgãos históricos, recentemente restaurados com o apoio de fundos comunitários. O evento tem entrada livre e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém, a diocese e a Santa Casa da Misericórdia da região.