Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, explica que o terço exposto no Santuário é uma criação que vem ao encontro do que o santuário pediu à artista
Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, explica que o terço exposto no Santuário é uma criação que vem ao encontro do que o santuário pediu à artista

Todas as obras da Joana Vasconcelos sãobem-recebidaspor uns e mal recebidas por outros.com esta não é diferente. assim reagiu Marco Daniel Duarte-diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima – quando questionado sobre a polémica à volta do terço gigante Suspensão, de 26 metros de altura, obra da conhecida artista plástica Joana Vasconcelos, que está no Santuário de Fátima. Declarações feitas durante a iniciativa Chá com arte’ que decorreu nesta terça-feira, 30 de maio, noConsolataMuseu | arte Sacra e Etnologia, numa parceria com a Liga de amigos deste Museu dos Missionários daConsolata, em Fátima. a partir do tema arte Sacra em Fátima, o convidado desta sessão respondeu às perguntas do diretor do museu, Gonçalo Cardoso, e também a algumas das cerca de três dezenas de pessoas que participaram na tertúlia, sentadas nas mesas onde iam bebendo chá e saboreando biscoitos. Marco Daniel desvaloriza a polémica. a Joana Vasconcelos faz arte pública. E faz acontecer emoções fortes. No caso deste terço, ele é colocado no Santuário de Fátima que cada pessoa acha como seu, como a sua casa, o que é ótimo, pois é o melhor que pode acontecer a um lugar. Por outro lado, toda forma de arte pública tem uma dificuldade de reação, porque interpela a vida das pessoas. a propósito de polémicas, este investigador recordou que o próprio Santuário tem um historial de críticas com relação a muitas das obras que ali foram sendo feitas: Quem não se lembra das criticas feitas ao alpendre da Capelinha das aparições; ou a dificuldade de digerir a Basílica da Santíssima Trindade e o Cristo que está no seu interior, e também o Cristo da Cruz alta?. E acrescenta que, a seu modo de ver, este tipo de reações são um bom sinal. E, explica: a obra quando mexe com as pessoas quer dizer que é importante, que as interpela. O que interessa é a forma como a obra de arte interpela quem a vê. a obra de arte deve fazer gerar reflexão. Marco Daniel explica que o terço exposto no Santuário é uma criação que vem ao encontro do que o santuário pediu à artista, isto é, que fosse uma obra que celebrasse o Centenário das aparições, e comcarácterefémero (a peça vai ser retirada emoutubro). Que daqui a 100 anos alguém olhe para uma fotografia de 2017 e possa dizer essa é uma fotografia do Centenário; o Santuário engalanou-se daquela forma para celebrar os 100 anos das aparições. Uma obra que ajudou a datar, diz.

Síntese da Mensagem de Fátima
Por outro aldo, Daniel chama a atenção para o forte simbolismo de algo que é um objeto comum a todos os peregrinos. além de remeter para a oração que a Virgem Maria pediu aos Pastorinhos de Fátima, o terço é uma síntese da mensagem de Fátima (mensagem de paz), do próprio santuário e de todos os peregrinos que vem a este lugar.
Quem conhece a obra da autora sabe que ela transfigura os materiais. Faz um coração a partir do plástico, ou mesmo um sapato feito de panelas, primeiro isoladas, mas quando montadas daquela maneira formam um sapato, que ganha o nome de Cinderela. É a transfiguração dos materiais.
E é aqui que este responsável do santuário entra num dos temas que costuma gerar mais comentários negativos quando se fala de Fátima: Este mundo kitsch, que também encontramos em Fátima, ao contrário do que nos querem fazer entender, coabita connosco. Nós não nos conseguimos libertar dele. O terço mais rasca’ que existe em Fátima – aquele que á noite se vê fosforescente, um material que brilha no escuro – esse material é ali transfigurado naquela obra de arte. Isto é que é o difícil de entender naquela peça, observa, defendendo a obra de Joana Vasconcelos.
Esta obra de arte é uma transfiguração dos lugares comuns sobre Fátima, e da própria Joana Vasconcelos que, antes de fazer esta peça, chegou a fazer uma obra, exposta no Centro Cultural de Belém, muito critica de Fátima.
O terço gigante da artista plástica Joana Vasconcelos ilumina-se todas as noites, às 21h30, hora em que inicia a oração do rosário nas vigílias de oração na Cova da Iria, de 12 de maio a 13 de outubro de 2017, assinalando o Centenário das aparições