Programa de saúde financiado pela União Europeia, UNICEF, e organizações não governamentais, uma delas portuguesa, está a salvar vidas num país africano
Programa de saúde financiado pela União Europeia, UNICEF, e organizações não governamentais, uma delas portuguesa, está a salvar vidas num país africano

Um programa de saúde vigente na Guiné-Bissau desde 2014 está a salvar vidas no país. O projeto conta com um financiamento de 10 milhões de euros, 80 por cento dos quais garantidos pela União Europeia, que deverá renovar o programa ainda este ano, e 20 por cento concedidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e pelas organizações Instituto Marquês Vale-Flor (Portugal) e Entrance Medical International (França).

No âmbito deste programa, as pessoas de cada aldeia elegem o seu agente de saúde, que seguidamente é formado e passa a verificar o estado de saúde de cada um dos moradores, a referenciar as grávidas, a certificar-se de que as crianças cumprem o plano nacional de vacinas, a ensinar as pessoas a praticar regras de higiene e a melhorarem a sua alimentação.

Efetivamente, os agentes de saúde comunitária permitem chegar às populações e transmitir informações tão simples e básicas como lavar as mãos, ou como evitar a diarreia numa criança menor de cinco anos, realçou Cláudia Carracha, responsável pela missão da assistência Médica Internacional (aMI) na Guiné-Bissau, citada pela agência Lusa.

Cláudia Carracha está a executar o programa na região de Quinara, no sul do país, onde os resultados têm sido bastante positivos, com a ocorrência de um aumento de consultas pré-natais, pós-natais, de partos assistidos em ambiente hospitalar e de centro de saúde, e de saneamento básico.
O projeto comunitário está também em vigor nas regiões de Bafatá, Tombali, Bolama, Bijagós e setor autónomo de Bissau. Segundo Vítor Madeira dos Santos, representante da Comissão Europeia na Guiné-Bissau, a União Europeia está perfeitamente consciente das necessidades existentes e deseja ajudar a Guiné-Bissau através da extensão do programa a nível nacional. Este projeto beneficia 159. 000 crianças com menos de cinco anos de idade, 205. 763 mulheres com idades compreendidas entre os 14 e 49 anos e mais de 45 mil grávidas.