Peça de teatro inédita sobre a vida de Santa Joana Princesa vai ser revelada pela primeira vez em português
Peça de teatro inédita sobre a vida de Santa Joana Princesa vai ser revelada pela primeira vez em portuguêsUma peça de teatro com mais de 300 anos baseada na vida da padroeira da cidade e diocese de aveiro sobe ao palco do auditório do Seminário de Santa Joana Princesa, nos próximos dias 19 e 20 de maio, com entrada livre. a peça dedicada a Santa Joana Princesa tem como nome Fracassos da corte.
a peça foi redigida em 1682 e será agora revelada pela primeira vez em língua portuguesa, informam os responsáveis pela comissão de cultura da diocese de aveiro, em comunicado. O texto foi escrito por Giovanni Maria Muti, religioso dominicano, traduzido pelo sacerdote Júlio Franclim Pacheco, e publicado pela editora Tempo Novo. a peça é encenada pelos membros do grupo Oficina de Teatro Capitão Grancho.
O autor soube vincar bem a beleza e inteligência de Santa Joana, aliadas a uma personalidade vincada que consegue conciliar os seus deveres de estado como Regente do reino de Portugal na ausência de seu pai afonso V em África com uma vida de simplicidade e de mortificação. a paixão por Cristo Crucificado sobrepõe-se a tudo e a todos na sua resolução de entrar no convento por ela escolhido, explicam os responsáveis pela obra.
a peça foi descoberta por José antónio Rebocho Cristo, diretor do Museu de Santa Joana Princesa. O livro conta com o prefácio de GonçAlves Gaspar, vigário geral da diocese e membro da academia Portuguesa da História, e introdução de Isabel Morujão, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.