«Jacinta não se conteve e contou o segredo à mãe: Hoje vi Nossa Senhora». O Papa Francisco citou esta passagem das memórias de Lúcia na homilia da celebração eucarística em Fátima e acrescentou: Temos Mãe!
«Jacinta não se conteve e contou o segredo à mãe: Hoje vi Nossa Senhora». O Papa Francisco citou esta passagem das memórias de Lúcia na homilia da celebração eucarística em Fátima e acrescentou: Temos Mãe!O Papa centrou a homilia da Santa Missa festiva do Centenário e da canonização de Francisco e Jacinta Marto neste dia 13, no Santuário de Fátima, na esperança e na paz. Seguindo o modelo de Cristo no Evangelho, pediu especificamente por aqueles que estão em situações periféricas. E repetindo um pouco o pensamento que tem expressado de amor pelos doentes, presos, pessoas com deficiência, desempregados, pobres e abandonados, Francisco apelou à Virgem como intercessora junto de seu Filho, por todos nós, mas lembrando especialmente os mais carentes.
agora, como em 1917, a mensagem de Fátima é a mesma. Francisco lembrou mais uma vez que o lugar da Igreja é junto dos que sofrem e que a Igreja se quer missionária, acolhedora e pobre em meios, mas rica em amor.

O Papa na abordagem das aparições que ocorreram há cem anos, explicou que a Virgem não terá aparecido a Jacinta, Francisco e Lúcia apenas para que a vissem, mas para apelar a mudanças drásticas na Humanidade. Francisco disse ainda que pela esteira que seguiam os seus olhos, se alongou o olhar de muitos, mas estes não a Viram. a Virgem Mãe não veio aqui para que a víssemos; para isso teremos a eternidade inteira, naturalmente se formos para o Céu.

Quando Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos de Fátima, a 13 de Maio de 1917, fez-lhes uma pergunta: Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser mandar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?. Francisco, Jacinta e Lúcia responderam que sim, assumiram o pedido da Virgem Maria e toda a sua vida se transformou numa verdadeira entrega a Deus, pelo resgate das almas. Contudo, passados todos estes anos a Humanidade ainda teima em ignorar os apelos da Senhora vestida de branco à conversão e à penitência, que foi o seu pedido mais veemente.

Foi a esta missão a que se referiu o Papa Bento XVI em 2010, quando peregrinou a Fátima. Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída. De facto, ainda hoje, Nossa Senhora dirige a toda a humanidade o mesmo apelo que fez aos três Pastorinhos na Cova da Iria. Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores. Muitas almas vão para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas.
a humanidade realmente tem feito penitência? O que tem sido feito para atender aos pedidos de Nossa Senhora? Porventura teremos que reconhecer que o homem pouco tem feito para corresponder aos apelos da Mãe de Deus.

Para que acontecesse uma efectiva mudança no mundo, e os corações fossem elevados ao alto, Nossa Senhora indicou o caminho da penitência. Há a necessidade de um exame de consciência por parte daqueles que crêem, mas ainda se encontram parados na vida espiritual. Rezem o Terço todos os dias. Mas, quantas são as famílias que se têm dedicado à oração do Santo Terço? E quantas o têm rezado diariamente, como pediu Nossa Senhora?
Conversão, penitência e oração: eis, pois, o centro do Evangelho e o núcleo da mensagem de Fátima, e também o de todas as outras recentes aparições da Virgem Maria. Não existe outra escada por onde subir ao Céu, nem outro caminho para chegar à paz. Será que seremos capazes de aceitar o repto da Virgem e encetar nova peregrinação da esperança?