a peça foi elaborada com um material que deixa «passar a luz», de forma a representar «a transparência de Maria» descrita pela irmã Lúcia nas suas memórias
a peça foi elaborada com um material que deixa «passar a luz», de forma a representar «a transparência de Maria» descrita pela irmã Lúcia nas suas memóriasOs responsáveis pelo Santuário de Fátima vão oferecer ao Papa um artefacto em alabastro criado pela escultora Lígia Rodrigues.com o nome Promessa, a obra mostra a figura de Nossa Senhora de braços abertos, envolvendo os três pastorinhos na luz que irradia, descrevem os serviços de comunicação do local de culto da Cova da Iria.
a base do artefacto é de acrílico foscado e nela pode ler-se: ao Papa Francisco + No Centenário das aparições da Virgem Santa Maria em Fátima + 13 de maio de 2017. Na peça está representada a figura de Nossa Senhora com o Seu Imaculado Coração na mão direita e o terço na mão esquerda. Os três pequenos videntes surgem de joelhos, com as mãos dispostas em jeito de oração, sendo que Lúcia se encontra num diálogo com Nossa Senhora.
O material utilizado para elaborar a peça foi escolhido tendo em conta o ambiente de luz apontado pela irmã Lúcia nas suas memórias. Era necessário um material que deixasse passar a luz, sugerindo a imanência, qual transparência de Maria, como no caso do alabastro, explicou Lígia Rodrigues. À escultura foi atribuída o nome de Promessa, em alusão às promessas que se fazem e se cumprem na Cova da Iria.