países como o Reino Unido, Luxemburgo ou alemanha vão estar em sintonia com a cidade de Fátima através de celebrações e dinâmicas como a largada de 100 balões, concertos, procissões e outros momentos dedicados à oração e reflexão
países como o Reino Unido, Luxemburgo ou alemanha vão estar em sintonia com a cidade de Fátima através de celebrações e dinâmicas como a largada de 100 balões, concertos, procissões e outros momentos dedicados à oração e reflexão a mensagem relatada pelos três pastorinhos de Fátima há 100 anos também vai ser assinalada nas missões de língua portuguesa, da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), presente em sete países: Reino Unido, França, alemanha, Luxemburgo, Holanda, Bélgica e Suíça.

Para uma grande celebração para todas as comunidades portuguesas de Londres e arredores, que está a ser preparada desde junho do ano passado e que terá lugar na Catedral de Westminster, no Reino Unido, são esperadas pelo menos 3000 pessoas. as cerimónias vão realizar-se no próximo sábado, 3 de maio, e serão presididas pelo cardeal Vincent Nichols. Depois da Eucaristia seguir-se-á a procissão de velas. as comunidades portuguesas deste país voltarão a reunir-se a 18 de junho numa Missa de ação de Graças na Catedral de Southwark seguida de adoração do Santíssimo Sacramento para agradecer a Deus pelo Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Nas regiões francesas de angouleme e Charente o fenómeno de Fátima será assinalado de 11 a 14 de maio com a visualização de um filme sobre os relatos dos videntes, convívios, um espetáculo de folclore português, uma procissão pelas ruas com o adeus à Virgem no final. algumas das Missas previstas, serão animadas por um grupo coral que viajará de Portugal – Os Medroenses.

Em Lucerna, na Suíça, os festejos decorrem de 11 a 14 de maio com uma conferência mariana, convívios, com a recitação do terço e procissão de velas. Estas duas últimas dinâmicas serão dinamizadas pelas crianças e adolescentes que frequentam a catequese na região. além disso está previsto o lançamento de 100 balões, representando o centenário. Está ainda programado um concerto mariano e várias Eucaristias. Todos os momentos solenes serão presididos pelo monsenhor Mário Rui Oliveira, membro do Supremo Tribunal da assinatura apostólica, no Vaticano (Roma).

Na Catedral de Santa Maria, em Hamburgo (alemanha), vai realizar-se uma missa presidida pelo arcebispo Stefan Heße a 13 de maio. Depois da Eucaristia segue-se uma procissão pelas ruas com o andor de Nossa Senhora acompanhada pela comunidade alemã e por fiéis das outras missões de língua estrangeira: croatas, coreanos, espanhóis, polacos, italianos. Também na alemanha, mas na cidade de Werl, haverá dias 13 e 14 de maio uma vigília e procissão de velas, uma oração mariana com recitação do terço, confissões, procissão com a imagem da Nossa Senhora de Fátima e uma Eucaristia.

De 23 a 25 de maio decorrerá emWiltz (Luxemburgo) umamissa com bênção e envio dos peregrinos a pé e suas famílias, uma cerimónia de acolhimento da imagem de Nossa Senhora de Fátima, um rosário intercomunitário, assim como missas, confissões, bênção dos peregrinos, procissão e cerimónia do adeus.

as missões de língua portuguesa na Holanda vão assinalar os acontecimentos de Fátima dia 21 de maio com uma peregrinação ao santuário mariano de Heiloo. a iniciativa contempla uma procissão, missa, piquenique e danças folclóricas. a 13 de maio, na Igreja de São Gil, em Bruxelas (Bélgica), haverá a tradicional procissão de Nossa Senhora de Fátima, que será conduzida pelo cardeal Joseph De Kesel, arcebispo da diocese de Malines-Bruxelles.