No recinto do santuário está uma das 453 árvores de «interesse público» existentes em Portugal. apesar de não ser a árvore onde os pastorinhos dizem ter visto Nossa Senhora, o exemplar é «testemunha» do fenómeno ocorrido há 100 anos naquele lugar
No recinto do santuário está uma das 453 árvores de «interesse público» existentes em Portugal. apesar de não ser a árvore onde os pastorinhos dizem ter visto Nossa Senhora, o exemplar é «testemunha» do fenómeno ocorrido há 100 anos naquele lugar a azinheira do recinto de oração do Santuário de Fátima, situada a escassos metros do local onde os pastorinhos disseram ter visto Nossa Senhora, trata-se de um Quercus ilex ssp rotundifolia e é uma das 453 árvores de interesse público que existem em solo nacional. Na sua ficha de inscrição como árvore de interesse público, a azinheira é apresentada como um exemplar com um grande simbolismo e devoção.
De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a árvore está tradicionalmente associada às aparições de Nossa Senhora de Fátima e surge citada em muitos documentos primitivos referentes às aparições com o nome de “azinheira grande”.
No entanto, os responsáveis do ICNF, citados pela agência Lusa, assinalam que a azinheira não se considera árvore sagrada, porque não foi, em si mesma, lugar de aparições, apesar de ter o valor de testemunha das aparições de 1917. a azinheira em que os pastorinhos afirmaram ter visto Nossa Senhora desapareceu porque os peregrinos a foram levando aos poucos. No seu lugar encontra-se atualmente a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
a terminologia interesse público é atribuída a árvores que, pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares. a nomenclatura também pode ser concedida por motivos históricos ou culturais. Uma árvore identificada como interesse público detém uma zona de proteção de 50 metros de raio, a partir da sua base, não pode ser cortada ou desramada sem autorização do ICNF, e todos os trabalhos na sua envolvência devem decorrer com orientação técnica do organismo.