Ciclo de Música Sacra vai emitir sonoridades que vão desde a Idade Média à contemporaneidade, numa igreja românica da Póvoa de Varzim
Ciclo de Música Sacra vai emitir sonoridades que vão desde a Idade Média à contemporaneidade, numa igreja românica da Póvoa de VarzimPerto de dez eventos, onde se incluem concertos, um Encontro de Coros Paroquiais, uma conferência e um curso, fazem parte do programa do 12. º Ciclo de Música Sacra que arranca este sábado, 6 de maio, na Igreja Românica de São Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim.
O programa percorre cerca de mil anos de música, desde o século XII até à contemporaneidade. aproveitemos todos estes momentos especiais para crescermos na cultura musical e na espiritualidade com que ela nos enriquece, interpela Manuel Sá Ribeiro, pároco de Rates, num comunicado citada pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O sacerdote realça que o ciclo de música já tem um lugar de referência no espaço musical português e estrangeiro, conforme testemunha o seu passado. Tudo o que o envolve faz partilhar a arte sacra na sua profundidade, lendo-se no belo espaço sagrado da igreja românica, monumento que fisicamente o acolhe, escutando-se nas sonoridades que o preenchem ou interiorizando-se o mistério que espelha, escreve o sacerdote.
Entre outros acontecimentos, o evento vai assinalar os relatos feitos pelos três pastorinhos de Fátima há 100 anos, indicam os dinamizadores da iniciativa. a música vai ressoar em horários diferentes. Às 18h30 nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, e às 21h30 nos dias 6, 20 e 27 do mesmo mês.