O «primeiro santuário verdadeiramente inclusivo do mundo» vai ser o Santuário de Fátima, graças a um guião em braille e outro em sistema pictográfico. Os itinerários serão distribuídos já na próxima peregrinação
O «primeiro santuário verdadeiramente inclusivo do mundo» vai ser o Santuário de Fátima, graças a um guião em braille e outro em sistema pictográfico. Os itinerários serão distribuídos já na próxima peregrinação O Santuário de Fátima vai ser o primeiro do mundo a disponibilizar um guião multiformato impresso, para peregrinos cegos, com incapacidade intelectual ou baixa literacia. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital, do Instituto Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria).
assim, nos próximos dias 12 e 13 de maio, será distribuído um itinerário jubilar inclusivo em duas versões: em braille, com imagens em relevo, que pode ser lido por pessoas cegas, e em sistema pictográfico para a comunicação (pictogramas), para pessoas com incapacidade inteletual e baixa literacia.
Desta forma, o Santuário de Fátima passa a ser o primeiro santuário verdadeiramente inclusivo do mundo, realça Célia Sousa, coordenadora do CRID/IPLeiria, citada pelos serviços de comunicação do local de culto da Cova da Iria. Neste evento espiritual e religioso que leva a Fátima milhões de pessoas de todo o mundo, fazia todo o sentido torná-lo num momento acessível a todos, demonstra a responsável.
Para Pedro Valinho, diretor do Serviço de Peregrinos, esta medida é um passo natural, uma vez que o acolhimento é palavra-chave na missão do local mariano. O santuário tem procurado ter uma resposta inclusiva que lhe permita chegar a todos os peregrinos, particularmente àqueles que têm alguma dificuldade no acesso à mensagem e ao espaço do santuário, destaca.
À semelhança do que já acontece há três anos na Eucaristia dominical das 15h00 na Basílica da Santíssima Trindade, tambémas Missas da próxima peregrinação serão inclusivas, com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, um investigador da Unidade de Investigação Inclusão e acessibilidade em ação do Politécnico de Leiria (iaCT).