Escultura de Joana Vasconcelos presente no Santuário de Fátima vai ganhar luz assim que o Papa Francisco entrar no recinto de oração do local de culto, a 12 de maio
Escultura de Joana Vasconcelos presente no Santuário de Fátima vai ganhar luz assim que o Papa Francisco entrar no recinto de oração do local de culto, a 12 de maio a mais recente obra da artista plástica Joana Vasconcelos está exposta no Santuário de Fátima e será iluminada pela primeira vez na noite do dia 12 de maio, quando o Papa Francisco entrar no recinto de oração daquele espaço para rezar o terço com os peregrinos.

Com o nome Suspensão, a peça consiste num terço de contas brancas, conforme as descrições dos pastorinhos em relação à figura que viram há 100 anos. Dos materiais utilizados na criação da escultura fazem parte a resina de polietileno, LED, filtros de cor, aço e fontes de iluminação. a obra tem 2 600 x 1 050 x 75 centímetros.

Joana Vasconcelos manifestou-se grata por poder fazer parte das comemorações que assinalam o fenómeno de Fátima e por poder colaborar na mensagem de paz deixada na Cova da Iria, que identificou como muito importante. a artista considera que é necessária a existência de símbolos que ajudem a transmitir essa mensagem de paz, de tolerância e de amor para o mundo.

Na conferência de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 2 de maio, no Santuário de Fátima, o reitor do local de culto, Carlos Cabecinhas, destacou a particularidade do desafio em conceber uma obra assim, uma vez que esta se projeta à escala do recinto de oração, que é muito grande.

Por sua vez, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, sublinhou outra singularidade da peça: a cruz que remata a escultura tem a proporção traçada segundo o celebrado desenho do “Homem de Vitrúvio”, que Leonardo da Vinci incluiu num caderno de notas cerca do ano de 1940, o que leva a concluir que Jesus Cristo é o homem novo que está no centro do universo.

Depois do dia 12 de maio, a obra Suspensão acender-se-á às 21h30 de cada noite, precisamente à hora em que inicia a oração do rosário nas vigílias de oração no Santuário de Fátima. a escultura é fruto de uma encomenda do Santuário de Fátima, no âmbito da celebração do Centenário das aparições.