Reflexão da escritora Joana Gorjão Henriques «sobre a forma como o racismo foi usado para dominar» vai ser apresentada pela própria na cidade dos estudantes
Reflexão da escritora Joana Gorjão Henriques «sobre a forma como o racismo foi usado para dominar» vai ser apresentada pela própria na cidade dos estudantesUma visão crítica do colonialismo vai ser apresentada em Coimbra, no próximo dia 11 de maio, partir das 14h30, na Sala de Seminários (Piso 2), do Centro de Estudos Sociais | Sofia. O seminário será dinamizado por Joana Gorjão Henriques, jornalista no Público, e autora do livro que dá nome à iniciativa – Racismo em Português – o lado esquecido do colonialismo.

a obra nasceu depois da realização de mais de 100 entrevistas e reportagens nos cinco países africanos colonizados por Portugal, e aborda as marcas deixadas nos territórios ocupados. Para desenvolver esta obra, a profissional procurou ouvir a versão africana da história colonial recente, e fazer uma reflexão sobre a forma como o racismo foi usado para dominar.

O seminário é organizado pela CROME – Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais e pela MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (projetos ERC).