a «Festa Missionária» na Sé do Porto será uma forma de lutar contra «nacionalismos, xenofobias e racismos». O bispo diocesano vai presidir às celebrações
a «Festa Missionária» na Sé do Porto será uma forma de lutar contra «nacionalismos, xenofobias e racismos». O bispo diocesano vai presidir às celebraçõesOs fiéis da diocese de Porto são convidados a participar na Festa Missionária, que será presidida pelo bispo da diocese, antónio Francisco dos Santos, este domingo, 30 de abril. O evento terá lugar na Sé da cidade invicta, entre as 14h30 e as 18h00.

além da Eucaristia, está prevista uma Festa no Terreiro da Sé, assim com um compromisso e envio missionário pelo bispo diocesano. através desta atividade, os responsáveis pelo Secretariado das Missões da Diocese do Porto pretendem celebrar os frutos da missão.

Na Eucaristia festiva vamos manifestar a universalidade da Igreja na diversidade de povos e culturas através das suas próprias expressões culturais [e] no final da celebração, queremos fazer, no terreiro da Sé, uma grande festa com cantos, danças, folclore e coreografias representativas de todos os povos representados nesta festa, referem os organizadores.

Com estas dinâmicas, os promotores da Festa Missionária desejam criar a festa dos povos do mundo e celebrar a festa da missão. abramo-nos ao mundo e à Igreja que nasce da missão. É a melhor forma de combatermos os nacionalismos, xenofobias e racismos. Somos, sentimos e experimentamo-nos parte de uma Igreja universal, que celebra a comunhão entre todos os povos e culturas.