a inauguração do restauro dos órgãos históricos da Catedral do Porto vai contar com a presença do bispo diocesano
a inauguração do restauro dos órgãos históricos da Catedral do Porto vai contar com a presença do bispo diocesanoapós cerca de dois anos de restauro dos dois Órgãos Históricos da Catedral do Porto, o som produzido por ambos os instrumentos vai ecoar pelo local de culto este sábado, 29 de abril, a partir das 18h00. a sessão solene de inauguração será presidida por antónio Francisco dos Santos, bispo do Porto. Durante a cerimónia será apresentado um livro celebrativo do atual restauro.
Os órgãos históricos da capela-mor da Sé do Porto são datados do século XVIII, tendo sido alvos de alterações nos séculos seguintes. Os dois órgãos de tubos encontram-se num espaço classificado como “Monumento Nacional”. Um deles é designado como “Órgão do Evangelho” e o outro como “Órgão da epístola”.
O responsável pelo restauro foi o mestre organeiro Dinarte Machado, que realça que cada um dos órgãos tem a sua identidade de construção. a harmonização está a ter em conta essas duas identidades. Mas apesar de as respeitar, é preciso perceber que eles vão tocar juntos. E para que toquem juntos é preciso fazer uma harmonização que dá ao “Órgão da epístola” um som mais grave, complementando o que o “Órgão do Evangelho” não tem, explicou o profissional, citado pelos serviços de comunicação da diocese do Porto.