Membros da academia Portuguesa de História vão refletir sobre o fenómeno de Fátima durante um colóquio que vai realizar-se em duas cidades portuguesas
Membros da academia Portuguesa de História vão refletir sobre o fenómeno de Fátima durante um colóquio que vai realizar-se em duas cidades portuguesasO Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e o professor universitário adriano Moreira, são dois dos intervenientes num colóquio que visa comemorar as visões relatadas pelos videntes de Fátima há 100 anos.com o nome Fátima, História e Memória, o colóquio vai realizar-se nos próximos dias 26 e 27 de maio em duas cidades.

Primeiro em Lisboa, mais precisamente na academia Portuguesa de História (aPH), e depois em Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI. O evento será coordenado por Manuela Mendonça, presidente da aPH, e por Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão (SED) do Santuário de Fátima, duas entidades promotoras da iniciativa.

Tendo consciência de que a aPH congrega académicos de diversas universidades e com diferente posicionamento relativamente ao fenómeno Fátima, o SED do Santuário de Fátima lançou o repto a esta importante academia nacional para, em parceria, levar a realização um colóquio evocativo dos 100 anos de Fátima. a iniciativa foi aceite com entusiasmo, porquanto se considera Fátima um tema muito importante na história do Portugal e do mundo contemporâneo, disse Marco Daniel Duarte, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Segundo o responsável, o colóquio trará abordagens diversificadas e de diversos quadrantes, provavelmente até com conclusões divergentes que merecem um debate científico em ordem a uma problematização de um acontecimento histórico que é complexo. as formações e as investigações que os diferentes autores que intervirão têm levado a cabo fazem prever que este colóquio seja um fórum muito frutífero para a historiografia de Fátima.

além de Miguel Honrado e adriano Moreira, vão intervir Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Carlos azevedo, delegado pontifício da Cultura no Vaticano, Maria José azevedo Santos e Maria Manuela Tavares Ribeiro, ambas professoras catedráticas, antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, entre muitos outros. No decorrer do colóquio, os participantes vão ainda ter oportunidade de fazer uma visita guiada ao Santuário de Fátima. as inscrições no evento são gratuitas, sendo que o transporte está assegurado.