Novo livro apresenta as mudanças que as comunidades de Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão tiveram de fazer nas suas receitas tradicionais devido às alterações na produção dos alimentos, em consequência do clima
Novo livro apresenta as mudanças que as comunidades de Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão tiveram de fazer nas suas receitas tradicionais devido às alterações na produção dos alimentos, em consequência do clima a adaptação de receitas com vista à sobrevivência, praticada pelas comunidades de países em desenvolvimento em consequência das alterações climáticas, é um assunto abordado no novo livro receitas adaptive Farms, Resilient Tables (Fazendas adaptáveis, Refeições Resilientes, ainda sem edição portuguesa).

Lançado na última semana em Nova Iorque (Estados Unidos da américa), o livro apresenta receitas tradicionais de seis países – Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão – e revela as histórias de pessoas que tiveram de enfrentar mudanças nas suas fontes tradicionais de alimentação.

Jennifer Baumwoll, coordenadora global deste projeto promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), indica que as alterações climáticas tiveram consequências na agricultura dos seis países, o que obrigou a uma reação por parte da população.

ao enfrentarem a ameaça da insegurança alimentar, essas comunidades adaptaram as suas receitas tradicionais e aplicaram métodos culinários inovadores, frisou Baumwoll. Sentimos que esta situação deveria ser registada. Por isso, escolhemos partilhá-la através de um livro de receitas, explicou a responsável, citada pelos serviços de comunicação das Nações Unidas.