O aumento da proficiência em leitura e escrita entre as mulheres é resultado do aumento significativo de matrí­culas e conclusão do ensino básico nos últimos 50 anos, mesmo quando o financiamento global para a alfabetização de adultos se manteve baixo
O aumento da proficiência em leitura e escrita entre as mulheres é resultado do aumento significativo de matrí­culas e conclusão do ensino básico nos últimos 50 anos, mesmo quando o financiamento global para a alfabetização de adultos se manteve baixo Um estudo recentemente lançado pela UNESCO, com o título Lendo o passado, escrevendo o futuro: 50 anos de promoção da alfabetização, aponta para o facto de, apesar de várias tendências positivas, ser necessário um compromisso renovado e reforçado para apoiar a alfabetização de todos, incluindo os 758 milhões de jovens e adultos atualmente excluídos das redes de comunicação escrita, como escreveQianTang, subdiretor-geral da UNESCO para a Educação, no prefácio da publicação. Este relatório marca o 50. º aniversário edificante e sóbrio dos esforços da UNESCO em acompanhar o progresso global da alfabetização, celebrado anualmente a 8 desetembrocomo Dia Internacional da alfabetização. Os autores do estudo examinaram a natureza e a evolução do desafio educacional e fazem um balanço das iniciativas de alfabetização em todo o mundo. a difusão da alfabetização entre as mulheres tem sido umacaracterísticafundamental dos últimos 50 anos. No entanto, a diferença entre as taxas de alfabetização masculina e feminina só começou a diminuir a partir de 1990. a UNESCO projeta que é provável que continue a desenvolver-se durante o período de 2015-30.