a Rede Clamor pretende criar um espaço para prestar cuidados médicos àqueles que são marginalizados na américa Latina e Caraí­bas
a Rede Clamor pretende criar um espaço para prestar cuidados médicos àqueles que são marginalizados na américa Latina e Caraí­basOs membros da Rede Clamor (Rede do Grito), um novo organismo que junta a Igreja da américa Latina e das Caraíbas presentes nos campos de refugiados, pretendem construir um hospital de campanha para acolher, proteger e curar migrantes, desalojados, refugiados e vítimas do tráfico humano e ajudá-los a integrarem-se na comunidade onde estão, informa a Rádio Vaticano.

Sem dúvida que a Rede Clamor é um grande sinal de esperança, realçou Julio amaro, bispo de Puerto Plata, na República Dominicana, para quem este novo organismo representa a consolidação de linhas concretas para o trabalho: unificar critérios e ainda sentirem-se amparados e unidos ao procurarem soluções para os problemas que se apresentam.

a rede agora criada na República Dominicana foi precedida, no final do ano passado, por um documento do Conselho Latino-americano da Mobilidade Humana, onde se pode ler: Nós, bispos, sacerdotes diocesanos, religiosos e leigos da américa Latina e Caraíbas estamos preocupados com a grave situação em que são obrigados a viver migrantes refugiados e vítimas de tráfico, principalmente nesta região do mundo. Somos testemunhas da condição de vida de milhões de irmãos e irmãs obrigados a migrar, mas deparando-se com muros físicos, religiosos e culturais, em vez de portas abertas. Situações diante das quais não se podem fechar os olhos.