Uma escultura de Cristo Crucificado, que ora parece sorrir, ora parece triste, dependendo do ponto de vista em que é observada, pode ser conhecida no Museu de aveiro
Uma escultura de Cristo Crucificado, que ora parece sorrir, ora parece triste, dependendo do ponto de vista em que é observada, pode ser conhecida no Museu de aveiroPeças de arte sacra ligadas à Paixão de Cristo, normalmente não exibidas ao público, dão forma à exposição Facies Chisti, patente em época pascal no Museu de aveiro, situado no antigo Convento de Jesus. aqueles que se deslocarem até este espaço poderão também fazer uma visita guiada à capela do antigo convento e aprender mais, por exemplo, sobre a imagem de Cristo Crucificado do Coro alto, cujo autor se desconhece.

Esculpida em madeira, a figura distingue-se pela sua singularidade e medidas, tendo uma característica única: dependendo da perspetiva de que é observava, ora o rosto de Cristo surge sorridente, ora demonstra agonia.

Estando do lado esquerdo ou direito da imagem, observando o rosto do Cristo, ele de um lado ainda está vivo, tem os olhos semiabertos e a boca esboça quase um sorriso. Do outro lado tem já os cantos da boca descaídos e as pálpebras cerradas, portanto estamos perante o Cristo em agonia, explicou José antónio Christo, diretor do Museu de aveiro, em declarações à Rádio Renascença.