Salas de cinemas portugueses passam filme que mostra o «cenário de guerra vivido na Libéria», com as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem na região e por aqueles que se deslocam até lá para apoiar as vítimas
Salas de cinemas portugueses passam filme que mostra o «cenário de guerra vivido na Libéria», com as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem na região e por aqueles que se deslocam até lá para apoiar as vítimasO filme The Last Face – a última fronteira está em exibição nos cinemas portugueses desde a semana passada e dá conta do trabalho dos profissionais que integram equipas de organizações humanitárias e que estão no terreno a lutar para garantir o acesso a cuidados de saúde às populações em situação vulnerável, vítimas de conflitos armados.
Entre as organizações presentes na película está a associação Médicos do Mundo (MdM), o que levou os elementos da delegação portuguesa da organização à antestreia. Este é um filme muito real e pertinente para sensibilizar as pessoas para importância da ajuda humanitária, num momento em que o mundo atravessa diversos conflitos armados, garantem os membros da associação, em comunicado.
O novo filme foi realizado por Sean Penn e é protagonizado por Javier Bardem e Charlize Theron. Os membros da delegação nacional da MdM explicam que a película reporta o cenário de guerra vivido na Libéria, onde as personagens prestam ajuda humanitária às vítimas do conflito, passando situações limite para o conseguir fazer. Os profissionais portugueses realçam que o filme demonstra as condições desumanas e difíceis, que testam a sobrevivência da população local e dos colaboradores em missão humanitária.