agência das Nações Unidas está a ajudar o governo da Guiné-Bissau a combater a desnutrição severa das crianças, e a fazer chegar alimentos aos doentes e seus familiares
agência das Nações Unidas está a ajudar o governo da Guiné-Bissau a combater a desnutrição severa das crianças, e a fazer chegar alimentos aos doentes e seus familiaresOs profissionais do Programa Mundial de alimentação (PMa), em parceria com o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau, dão assistência a 96 mil guineenses no âmbito do programa de nutrição vigente naquele país africano. Os beneficiários diretos desta medida são as crianças dos seis meses aos cinco anos de idade, que sofrem desnutrição severa.
Desnutrição crónica é realmente um desafio para as crianças porque, às vezes, as pessoas à volta delas não entendem porque é que estas não crescem nem aprendem. () É a desnutrição que não lhes permite desenvolver cognitiva e fisicamente, explicou Kiyomi Kawaguchi, representante do PMa, em declarações aos serviços de comunicação das Nações Unidas. Segundo a responsável, a Guiné-Bissau perde muitas crianças que podiam ter um futuro melhor, devido à desnutrição crónica cujos efeitos podem ser irreversíveis.
Outros dos beneficiários da cooperação entre o PM a e o governo guineense são pessoas com HIV/Sida, tuberculose e seus familiares. Desde que esteja em tratamento, nós levamos comida para a pessoa e a sua família porque em muitos países, quando alguém recebe uma porção de alimentos, compartilha com todos, inclusive pessoas saudáveis. Consideramos sete pessoas por família e levamos comida para todas as sete pessoas, disse Kiyomi Kawaguchi.
a agência das Nações Unidas que se dedica à segurança alimentar e nutricional tem acordado um programa quinquenal com o governo guineense, alinhado com o Plano Estratégico e Operacional do país. O objetivo é dar assistência, durante cinco anos, a 100 mil crianças de todo o país. até agora, um quarto da meta delineada já foi alcançada.