Uma das agentes sanitárias que recebeu os materiais para combater a doença acredita que as ferramentas vão «facilitar o controlo de casos de malária de modo a prevenir mortes precoces»
Uma das agentes sanitárias que recebeu os materiais para combater a doença acredita que as ferramentas vão «facilitar o controlo de casos de malária de modo a prevenir mortes precoces»Kits sanitários de combate à malária, com materiais como testes de diagnóstico rápido, termómetros e luvas, foram entregues a 16 agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (aDECOS), no final desta semana, no município angolano de Moxico, pelo Fundo de apoio Social (FaS).
De acordo com Valdemar Salomão, administrador adjunto do município, os agentes comunitários não irão substituir os enfermeiros locais, mas ajudarão a diminuir os índices da malária junto das comunidades. Também para prevenir a doença, o responsável apelou às autoridades tradicionais para promoverem campanhas de limpeza nas suas áreas de jurisdição, limpando as ruas e os quintais, e evitando a concentração das águas sujas nos bairros.
Na cerimónia de entrega do material, que decorreu na última sexta-feira, 7 de abril, Simão Paiata, diretor provincial do FaS, pediu aos agentes sanitários mais dedicação e empenho para que sejam cumpridos os objetivos preconizados no domínio da preservação da saúde comunitária. Maria Flora, uma das agentes sanitárias, salientou, em declarações à agência angola Press, que o kit oferecido facilitará o controlo de casos de malária de modo a prevenir mortes precoces, devido a essa patologia.