Organismo ligado ao Vaticano e sacerdotes salesianos em Portugal desafiam os jovens a criar vídeos onde possam transmitir «uma cultura de paz e de esperança»
Organismo ligado ao Vaticano e sacerdotes salesianos em Portugal desafiam os jovens a criar vídeos onde possam transmitir «uma cultura de paz e de esperança»Cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos são convidados a participar num concurso internacional de vídeo para novos talentos, com o nome #iSeeHope (Eu vejo esperança, em português). Os participantes devem simbolizar em imagens, esperança, fé no futuro e alegria, e devem refletir os princípios da “Signis – associação Católica Mundial para a Comunicação”, representada em Portugal pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que são promover uma cultura de paz e de esperança através dos meios de comunicação.
Os trabalhos podem ser realizados em qualquer formato, como animação, documentário, drama, musical e comédia, e devem ser enviados para a Signis até ao próximo dia 1 de maio. O vencedor será conhecido durante o Congresso Mundial da Signis, que terá lugar no Canadá, em junho. O autor do melhor trabalho vai receber 1000 euros e verá o seu vídeo distribuído por todos os membros da organização, presentes em todo o mundo.
De forma semelhante, os sacerdotes salesianos organizam o Clip Dom Bosco, um festival de curtas-metragens, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e 20 anos residentes em Portugal e em Cabo Verde.com o tema Desafia-te#Fazer Maravilhas, o festival vai decorrer nos Salesianos de Lisboa, e terá início às 15h00, do próximo dia 30 de abril.
através desta iniciativa, os seus promotores pretendem criar um espaço para a reflexão dos jovens sobre questões educativas, religiosas e sociais proeminentes, favorecer a reflexão sobre a evangelização e o diálogo entre fé e cultura, contribuir para conhecimentos relacionados com a recolha e produção de vídeo e fomentar o trabalho em equipa.