Dois bispos portugueses vão intervir num encontro na Cova da Iria que visa «a renovação litúrgica da Igreja em Portugal»
Dois bispos portugueses vão intervir num encontro na Cova da Iria que visa «a renovação litúrgica da Igreja em Portugal»Os bispos das dioceses de Beja e de Bragança-Miranda, João Marcos e José Cordeiro, respetivamente, são dois oradores do 43. º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que vai decorrer de 24 a 28 julho, na Cova da Iria. além dos dois prelados, intervirá também Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima.

O encontro é considerado pelos responsáveis do Secretariado Nacional de Liturgia, seus organizadores, como uma bênção de Deus para a renovação litúrgica da Igreja em Portugal. a iniciativa é sobretudo dirigida àqueles que exercem ministérios litúrgicos, e vai decorrer sob o tema a Virgem Santa Maria na Liturgia.

Frequentemente a Virgem Maria é invocada nas celebrações litúrgicas: acompanha a Igreja em oração com o seu exemplo de discípula orante, a sua figura orante e a sua imagem e modelo perfeito. Este encontro aprofunda estas e outras questões marianas, numa resposta à Mensagem de Fátima e numa harmonia entre as celebrações – na basílica e na capelinha – e o convívio com tanta gente que serve a Igreja no exercício dos ministérios litúrgicos da oração, que a Virgem Maria tanto recomendou, explicam os responsáveis pelo encontro, em comunicado.