«Ninguém deve viver com medo de morrer» com o rebentamento dos explosivos instalados em tempo de guerra, realça Guterres, pedindo aos Estados-membros da ONU para terem o problema no topo da agenda internacional
«Ninguém deve viver com medo de morrer» com o rebentamento dos explosivos instalados em tempo de guerra, realça Guterres, pedindo aos Estados-membros da ONU para terem o problema no topo da agenda internacional Vastas áreas de todo o mundo ficaram livres de explosivos nos últimos 20 anos, devido ao trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros, refere antónio Guterres, secretário-geral da organização, numa mensagem para o Dia Internacional para a Consciencialização sobre as Minas Terrestres, assinalado esta terça-feira, 4 de abril.
as minas terrestres são colocadas pelas partes em conflito em residências e escolas, aterrorizando a população local, e provocando a morte ou a mutilação até 20 mil pessoas por ano. Para acabar com este problema, Guterres pede aos Estados-membros que mantenham o tema no topo da agenda internacional quando negociarem um acordo de paz, procurarem evitar ferimentos durante os conflitos ou quando enviarem respostas humanitárias de emergência para áreas de guerra.
O secretário-geral das Nações Unidas salienta que a ação contra minas terrestres é a base para uma recuperação duradoura e para o desenvolvimento. Ninguém deve viver com medo de morrer depois dos conflitos acabarem, indica o responsável, realçando quem uma paz sem ação contra minas terrestres é uma paz incompleta. Na sua missiva, o responsável deixa um agradecimento às milhares pessoas às quais a ONU dá formação e emprego para retirarem os explosivos dos terrenos.