Grupo de refugiadas que vive no Líbano faz bonecas de pano para dar a conhecer as histórias das pessoas que se encontram na Síria
Grupo de refugiadas que vive no Líbano faz bonecas de pano para dar a conhecer as histórias das pessoas que se encontram na Síria a vida de cidadãos sírios que estão naquele país em guerra está a ser materializada em bonecas de pano por cerca de 80 costureiras refugiadas que se encontram a viver no Líbano. a verba reunida através da venda das bonecas reverte para as pessoas que inspiram a criação destas figuras em pano e para as costureiras. Desde abril do ano passado, altura em que o projeto iniciou, já foram vendidas mais de 1,5 mil bonecas em países como o Líbano, Kuwait, França e austrália.

as costureiras envolvidas no projeto fazem parte de uma iniciativa liderada pela família Mousalli, constituída por um pai libanês, uma mãe síria e as suas filhas – Marianne e Melina – que decidiram dar voz aos sonhos de sírios da cidade de alepo. Um parente dos Mousalli que vive na Síria envia-lhes histórias de pessoas que vivem lá. Depois, a família e costureiras transformam as histórias em desenhos e bonecas de algodão.

Segundo Marianne, cada boneca leva o nome da pessoa cuja história ela representa. Esta é adreyeh. Ela vem de alepo. O seu filho Hassan sonha em reconstruir a sua casa na cidade. Então, bordámos a sua casa dos sonhos aqui, explicou, em declarações aos serviços de comunicação das Nações Unidas.

De acordo com Marianne, muitas pessoas compram estas bonecas para os seus filhos. Quando uma criança carrega uma boneca chamada Hamida, os seus pais dizem-lhe – “Hamida tem a tua idade, e quer voltar para casa e brincar com os seus amigos”. além deste projeto dar a conhecer o drama sírio, as pessoas sabem que se compram a boneca Salma, elas vão ajudar a verdadeira Salma que está na Síria, que o dinheiro da venda será destinado para ela.