O caso de João, que ruma à Cova da Iria pela saúde do filho, ou o de Marleen, dividida entre a fé católica e a interrupção de gravidez, são revelados no livro «Peregrinos», que será apresentado em Lisboa
O caso de João, que ruma à Cova da Iria pela saúde do filho, ou o de Marleen, dividida entre a fé católica e a interrupção de gravidez, são revelados no livro «Peregrinos», que será apresentado em Lisboaalguns daqueles que todos os anos se põem a caminho e sentem a sua fé mover montanhas rumo à Cova da Iria, são dados a conhecer no livro Peregrinos, que será apresentado a 7 de abril, pelas 16h45, no auditório da Renascença, em Lisboa. Entre os oradores presentes na sessão de lançamento encontram-se José Tolentino Mendonça, sacerdote, Pedro Diogo, peregrino, e ana Catarina andré e Sara Capelo, autoras da obra. a moderar o debate vai estar o jornalista José Pedro Frazão.

Entre a multidão imensa, quem são eles ()? Quem é João que caminha descalço pela saúde do filho? Ou quem é Marleen, que quer fazer as pazes consigo própria, dividida entre a fé católica e um interrupção de gravidez?, questionam os responsáveis pela obra, editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), no ano em que se assinala o Centenário das aparições e em que o país recebe também o chefe da Igreja Católica.

Sem se aterem a derivações teológicas, as autoras, uma católica e com experiência em peregrinação e a outra agnóstica e que nunca visitara a Cova da Iria, relatam histórias de promessas cumpridas com a seriedade de uma missão mas também momentos marcados pelo reencontro individual, onde o agradecimento e o perdão, o pedido de conselho, o conforto ou a redenção são a matéria que dá força aos milhares de passos que anualmente marcam as estradas de acesso ao Santuário. Um retrato simbólico onde as dificuldades dão lugar à superação, transformando-o num livro recheado de conquistas, escreve David Lopes, diretor geral da FFMS, em comunicado.