Iniciativa nacional que coloca alunos portugueses em missão dentro do próprio país, foi apresentada à Europa como uma boa opção para o acompanhamento dos mais novos
Iniciativa nacional que coloca alunos portugueses em missão dentro do próprio país, foi apresentada à Europa como uma boa opção para o acompanhamento dos mais novosO projeto português Missão País foi apresentado num simpósio dedicado ao acompanhamento pastoral dos jovens, que está a decorrer na cidade espanhola de Barcelona, como um exemplo de boas práticas de acompanhamento da população juvenil.

a iniciativa nacional foi apresentada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), durante um encontro organizado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE). Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, destaca que a Missão País é uma prática muito significativa de acompanhamento dos jovens, que tem gerado núcleos cristãos nas universidades e fomentado a consolidação da identidade cristã de muitos estudantes.

O prelado, citado pela agência Ecclesia, defende que o projeto nacional que propõe aos alunos do ensino superior ações missionárias dentro do próprio país, é um exemplo a ser seguido na Europa. O projeto luso foi apresentado entre outros cerca de 30 exemplos de boas prática de acompanhamento dos jovens de vários países da Europa, que incluíam iniciativas de oração e outras relativas à presença nos meios de comunicação social. O simpósio iniciou na última terça-feira, 28 de março, e termina esta sexta-feira, 31.