Relatório da UNICEF mostra que a «água poluí­da é mortal para crianças severamente desnutridas assim como falta de comida»
Relatório da UNICEF mostra que a «água poluí­da é mortal para crianças severamente desnutridas assim como falta de comida»Quase 27 milhões de pessoas não têm acesso a água potável em países que enfrentam ou estão em risco de fome, indicam os investigadores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através de um relatório divulgado esta quarta-feira, 29 de março. Segundo os peritos, a falta de água, saneamento básico, práticas de higiene desajustadas e epidemias tornam-se numa ameaça complementar a crianças desnutridas no Iémen, no norte da Nigéria, na Somália e no Sudão do Sul. Para a agência das Nações Unidas, água poluída é mortal para crianças severamente desnutridas assim como falta de comida. a combinação de desnutrição, água poluída e falta de saneamento cria um círculo vicioso onde muitas crianças não se conseguem recuperar, demonstrou Manuel Fontaine, diretor dos Programas de Emergência da UNICEF.
De acordo com o responsável citado pela Rádio ONU, a água poluída pode causar desnutrição ou piorar ainda mais o problema. Não importa a quantidade de comida consumida por uma criança desnutrida, ela não vai melhorar se a água que ela bebe não for limpa, realçou Manuel Fontaine.