Todos os trabalhos que envolvem a dramatização das últimas horas da vida de Jesus estão a cargo de um grupo de fiéis de Braga, que vão levar a peça a Castelo Branco
Todos os trabalhos que envolvem a dramatização das últimas horas da vida de Jesus estão a cargo de um grupo de fiéis de Braga, que vão levar a peça a Castelo BrancoOs membros da comunidade paroquial de Tadim, em Braga, apresentam a peça Paixão de Cristo dia 8 de abril, às 21h00, junto à igreja paroquial da localidade, mas antes disso, dia 1 do mesmo mês, deslocam-se à cidade de Castelo Branco para fazer a dramatização, à mesma hora.
a comunidade paroquial de Tadim é responsável por todos os trabalhos que envolvem a encenação: produção e montagem dos cenários, criação do guarda-roupa, caracterização, adereços, elaboração do guião, trabalho de encenação e divulgação. a componente musical está a cargo do coro da paróquia de São Bartolomeu de Tadim. O projeto envolve pessoas de todas as idades e conta com cerca de 160 atores.
O objetivo da encenação passa por ajudar todos os membros da comunidade a compreender que a vivência da fé não é um peso, mas uma fonte de alegria profunda. Temos que inventar formas de cativar os paroquianos e levá-los a assumirem compromissos na comunidade, disseBruno Ferreira, coordenador do evento, citado pelos serviços de comunicação arquidiocesanos.
Para João Torres, pároco de Tadim, a dramatização é uma forma de evangelizar e aprofundar o sentido de pertença à comunidade e combater uma certa cultura religiosa do imóvel, apático, dentro de um mundo que é mudança.
a participação da comunidade neste trabalho é uma oportunidade de fazer a experiência, embora limitada, da “Paixão de Cristo”, para não permitirmos que se repitam aqueles tempos desgraçados de intolerância religiosa. Trata-se de querer curar as nossas raízes de maldade, acolher o bem e o belo e de fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem, salientou o sacerdote.