a «Semana da Interculturalidade» contempla um conjunto muito variado de atividades, que terão lugar em nove cidades portuguesas para fomentar o diálogo e a inclusão
a «Semana da Interculturalidade» contempla um conjunto muito variado de atividades, que terão lugar em nove cidades portuguesas para fomentar o diálogo e a inclusãoEspetáculos, jogos, encenações, workshops e exposições vão marcar a Semana da Interculturalidade, de 3 a 9 de abril. a iniciativa é um meio para sensibilizar para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária, lê-se num comunicado da Rede Europeia anti-Pobreza (EaPN-Portugal), promotora desta semana temática.
as dinâmicas que visam assinalar esta causa vão decorrer um pouco por todo o país: Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Leiria, Santarém, Viseu, Castelo Branco e Coimbra. Entre as atividades a apresentar encontram-se workshops sobre interculturalidade e dança cigana, mostras gastronómicas interculturais e a leitura do livro Fogueira da discriminação.

além disso, haverá a possibilidade assistir a saraus interculturais e visitar várias exposições sobre Os homens e as mulheres ciganas pelo olhar das crianças e Cidadania na interculturalidade. Está igualmente agendado um colóquio com os jovens sobre direitos humanos e interculturalidade, a apresentação do livro a cultura e tradições ciganas e a tertúlia O judaísmo e a cultura judaica.
Será também possível assistir à ação de formação Portugueses ciganos, cidadania e interculturalidade, à peça de teatro Despir os preconceitos, vestir a inclusão e participar em jogos de todo o mundo. apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com outras culturas, refere a EaPN-Portugal.