Responsáveis pelas escolas católicas estão reunidos em Tirana, na albânia, para refletir sobre o «lugar da escola católica num contexto em mudança»
Responsáveis pelas escolas católicas estão reunidos em Tirana, na albânia, para refletir sobre o «lugar da escola católica num contexto em mudança»O diálogo intercultural e inter-religioso nas escolas católicas europeias e a autonomia do ensino católico no espaço europeu são dois assuntos em análise na 89. º assembleia-Geral do Comité Europeu das Escolas Católicas (CEEC), que se realiza entre esta sexta-feira, 24 de março, e sábado, 25, em Tirana, na albânia.
O encontro é ainda uma ocasião para os responsáveis pelas escolas católicas tentarem dar resposta a questões sobre que papel para a educação no modelo europeu, ou o lugar da escola católica num contexto em mudança.
Numa sociedade secularizada e em profunda crise, os alunos têm direito a uma educação que os faça refletir sobre o religioso e o sentido da vida, considera Elisa Urbano, coordenadora do departamento da Escola Católica no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), que está a marcar presença no encontro.
a responsável defende ainda que cabe a uma comunidade pluralista garantir o direito de cada um à educação ao longo da vida. Numa sociedade democrática é necessária uma pluralidade de projetos educativos que respondam às diferenças. Estes projetos serão os do Estado mas também os da sociedade civil, referiu, citada pelos serviços de comunicação do SNEC.