No dia em que surgem alertas sobre a importância das florestas, especialista da ONU refere que uma «maior cooperação Norte-Sul» seria essencial para que o mundo pudesse «avançar bastante» na gestão deste recurso
No dia em que surgem alertas sobre a importância das florestas, especialista da ONU refere que uma «maior cooperação Norte-Sul» seria essencial para que o mundo pudesse «avançar bastante» na gestão deste recursoDebates, campanhas de reflexão e publicações especiais assinalam um pouco por todo o mundo o Dia Internacional das Florestas, comemorado esta terça-feira, 21 de março, com o lema Florestas e energia. a data é uma ocasião para alertar para a importância deste recurso e para os cuidados a ter na sua gestão.
Temos de promover a sustentabilidade, maior plantação de florestas e extrair apenas o que a floresta pode repor. Temos também de promover outras formas de energia, onde não se pode contar com a floresta de forma sustentada. a energia solar, por exemplo, já tem grandes avanços nesta área em algumas partes da Ásia, da África e da américa Latina, exemplificou Manoel Sobral Filho, diretor do Fórum sobre as Florestas, do Departamento dos assuntos e Económicos e Sociais das Nações Unidas (DESa).
Dados da ONU mostram que as florestas são muitas vezes a única fonte de energia disponível para as populações das zonas rurais de países em desenvolvimento, estimando-se que 90 por cento da lenha e carvão do mundo sejam consumidos pela população destes países mais pobres. Para enveredar pelo caminho da sustentabilidade, Manoel Sobral Filho pede cooperação.
Tem de haver maior cooperação Norte-Sul com investimento do Norte em plantações florestais, especialmente para energia para as comunidades pobres. acho que isso é possível. No âmbito do “acordo de Paris”, uma série de países em desenvolvimento comprometeram-se a aumentar sua área florestal em mais de 100 milhões de hectares de forma global, para armazenar carbono e ao mesmo tempo usar de forma sustentável esses recursos, inclusive para a energia. Essa cooperação Norte-Sul é fundamental.com isso, acho que podíamos avançar bastante, realçou o responsável, citado pela Rádio ONU.