Sessões de leitura, escrita e utilização das tecnologias de informação em projeto-piloto dirigido à população sénior de Vila Nova de Poiares
Sessões de leitura, escrita e utilização das tecnologias de informação em projeto-piloto dirigido à população sénior de Vila Nova de PoiaresO projeto-piloto Letras prá Vida está em marcha em Vila Nova de Poiares para melhorar a vida dos idosos concelho. O projeto, que já arrancou e decorrerá até 6 de junho de 2017, () tem como objetivo diminuir a taxa de analfabetismo funcional em Poiares, promovendo a literacia, inclusão social, através do desenvolvimento de competências e capacitação dos participantes, informa a autarquia local em comunicado.
Letras prá Vidaenvolve cerca de 30 idosos, que se encontram atualmente a participar em sessões de leitura e escrita e a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Desta forma, o projeto é também uma forma de promover o envelhecimento ativo e a participação em contextos de socialização, contribuindo assim para combater os níveis de isolamento e solidão da população mais envelhecida.
a iniciativa é aplicada em parceria com a iCreate, a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), que tem a seu cargo a coordenação científica e pedagógica do projeto, e as quatro juntas de freguesia do concelho de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.