alunos do Porto e de Vila Real conseguiram quase seis mil euros para construir uma escola no continente africano
alunos do Porto e de Vila Real conseguiram quase seis mil euros para construir uma escola no continente africanoOs estudantes de 34 escolas do Porto e de sete escolas de Vila Real reuniram 5. 900 euros para construir uma escola no Quénia. Para angariarem esta quantia, os alunos recorreram à venda de presépios e pendentes de Natal, cinemas solidários, e muitas outras iniciativas, enunciou antónio Madureira, do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) do Porto.

a ação solidária foi levada a cabo no âmbito do projeto Há ir e voltar, criado para mudar a vida de 78 alunas com dificuldades em aceder a uma educação condigna na região de Mathare, conforme explicou Diana Vasconcelos, promotora da iniciativa, citada pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

a benfeitora, e antiga aluna de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), uma disciplina comum a todos os alunos envolvidos na iniciativa, agradeceu já aos participantes através de um vídeo onde as 78 alunas agradecem por poderem ter uma educação condigna e assim sonharem um futuro melhor para si e para o seu país.

antónio Madureira enalteceu o entusiasmo contagiante de tantos alunos que quiseram de facto mudar o mundo e realçou que com eles o mundo pode já e agora ser diferente. No balanço da campanha, o responsável garante que a disciplina de Religião e Moral deve ser uma mão atenta e generosa no sonho de construir escolas onde educadores, meninos e meninas crescem quer seja aqui ou no Quénia seguindo a “alegria do Evangelho” preconizada pelo Papa Francisco.