Graças à boa vontade de um grupo de cidadãos, o Caminho para Santiago de Compostela está agora marcado desde Faro até almodôvar
Graças à boa vontade de um grupo de cidadãos, o Caminho para Santiago de Compostela está agora marcado desde Faro até almodôvarO Caminho Central Português para Santiago de Compostela desde Faro está assinalado com as habituais setas amarelas até almodôvar desde o início deste mês. O reconhecimento do trajeto, iniciado pela associação Espaço Jacobeus, prosseguiu com a colaboração do Grupo de Voluntários do Caminho de Santiago no algarve, que assim conseguiram conquistar a cordilheira que separa o algarve do alentejo.

Em condições adversas de chuva e vento constantes, mas com a passada de quem tem um destino bem definido e um caminho bem traçado, atravessaram cursos de água e marcaram os desvios necessários para a época de cheias, nomeadamente na Ribeira do Vascão, destacou Susana Sousa, da associação Espaço Jacobeus, citada pelo jornal Folha do Domingo.

Durante o traçado, os voluntários pernoitaram no albergue da Junta de Freguesia de ameixial, considerado por Susana Sousa como um exemplo a seguir, pela qualidade das instalações. O alojamento é muito importante para os peregrinos, pois precisam de repor energias para seguir viagem no dia seguinte. E não pode ser muito caro, porque um peregrino de longa distância, aquele que se desloca de Faro a Santiago de Compostela, por exemplo, pode chegar a passar em média uns 40 dias fora de casa. Tudo o que for acima dos 15 euros é caro, realçou a responsável.