Uma das maiores campanhas de vacinação já realizadas em África está em marcha na Somália para travar um grande surto de cólera que está a afetar o país
Uma das maiores campanhas de vacinação já realizadas em África está em marcha na Somália para travar um grande surto de cólera que está a afetar o paísO governo da Somália tem em andamento uma campanha de vacinação oral contra a cólera. a ação conta o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e deverá beneficiar cerca de 450 mil pessoas. Segundo Ghulam Popal, representante da OMS na Somália, esta é uma das maiores campanhas de vacinação já realizadas em África e contribuirá para a redução no número de novos casos da doença, interromperá a transmissão e limitará a propagação da doença.

O país africano está atualmente a passar por um grande surto de cólera com cerca de 11 mil casos e 268 mortes registadas em 11 regiões desde o início do ano, mais de metade das mortes registadas em 2016. as vacinas estão a ser administradas a pessoas em situação de risco, com mais de um ano de idade, informa a Rádio ONU.

Estão também a ser levadas a cabo ações de resposta à doença, pelo Ministério da Saúde, OMS, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros. Na última semana, antónio Guterres, secretário-geral da ONU, realizou uma visita de emergência à Somália, onde metade da população, cerca de 6,2 milhões, necessita de assistência para sobreviver. Nessa ocasião, o responsável alertou para a crise de fome e cólera que atingem a Somália.