Seminário na cidade dos estudantes vai fornecer aos participantes vários dados para compreender a «complexa tarefa de alimentar o mundo» e avançar soluções que possam contribuir para erradicar a fome e a má nutrição
Seminário na cidade dos estudantes vai fornecer aos participantes vários dados para compreender a «complexa tarefa de alimentar o mundo» e avançar soluções que possam contribuir para erradicar a fome e a má nutriçãoO diretor da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO) em Portugal, Francisco Sarmento, é um dos profissionais que vai intervir num seminário dedicado à alimentação no mundo, em Coimbra. Sob o tema a complexa tarefa de alimentar o mundo: entre as propostas dominantes e as alternativas populares, o seminário decorre esta sexta-feira, 17 de março, pelas 15h00, na Sala 1 do Centro de Estudos Sociais (CES).

De acordo com os envolvidos no Programa de doutoramento Pós-colonialismos e Cidadania Global, promotores do seminário, a necessidade de garantir a segurança alimentar de uma população em crescimento é uma das mais urgentes preocupações. Entre outros aspetos, este problema envolve o acesso à terra para os produtores, políticas públicas que incentivem a produção alimentar, processamento e distribuição dos alimentos produzidos.

além de Francisco Sarmento, vão intervir Flávio Valente, secretário-geral da Food First Information and action Network (FIaN), e alfredo Campos, agricultor e membro da direção e do executivo da Confederação Nacional da agricultura (CN a / Via Campesina Portugal). a moderar o debate vai estar o ativista e jornalista moçambicano Boaventura Monjane.